A escravidão da mentira

Não levantarás falso testemunho diz a palavra de Deus nos dez mandamentos. Se pensarmos na mentira como um nó que precisamos manter para que a nossa vida não se desestabilize, estamos vivendo uma vida frágil. Quando construímos nossa vida na verdade de Deus, a rocha firme suporta as chuvas, ventos e tempestades. Mentimos para tudo, seja para manter o relacionamento, no trabalho, em casa e no fim, toda mentira traz um benefício passageiro, mas depois pode cortar laços que antes eram considerados eternos.

Toda verdade ao mesmo tempo gera uma chaga e uma cura, uma chaga porque a verdade dói quando estamos no erro e uma cura, pois Deus é capaz de habitar no coração humilde e verdadeiro. Ah se eu pudesse me libertar de toda mentira, de dizer sim quando é sim e não quando é não. O que nos impede? Nos incomoda? Nos incomoda perder tudo o que construímos e recomeçar em Deus na verdade? Tudo é quebrado quando a verdade se sobrepõe à mentira, o orgulho, a vaidade, o status. Mas não há sentimento mais feliz que dizer: os laços do passado não me prendem mais.

Existem duas pessoas?

Há quem diga, principalmente os amigos mais próximos, ou aqueles que nos relacionam mais conosco, que nota-se claramente duas personas, uma sendo verdadeira e transparente, outra seguindo os padrões pré-definidos. A verdade deve sempre ser acompanhada da caridade, pois há quem pergunte a verdade para saber algo para prejudicar ou usar esta informação contra nós. Perguntar quantas pessoas você já se interessou na vida ao lado de sua namorada ou esposa pode gerar uma consequência não em você, mas em outra pessoa. Há vários meios pelos quais podemos decidir por eliminar a mentira, começando pela mentira interior.

A escravidão da mentira

A mentira interior é aquela que estamos acostumados a fazer para justificar nossa falta de vontade ou zelo, ou culpar alguém. A mentira que diz cansaço em vez de preguiça, que diz força quando somos fracos, que diz sim quando é não. É claro que não estou falando da mudança do estado de opinião, mas da falta da observação da verdade. Eu não quero ir rezar, mas é bom para a alma então eu vou. Não quero meditar, mas vou. Nem todos os dias estaremos bem, mas identificar isto já é um sinal da verdade. 

Mentir para Deus é possível ?

Mentir para Deus que tudo sabe e vê, a argumentação contra Ele é na verdade uma tentativa tola de convencer a Deus que a nossa verdade é melhor ou seja, soberba. Elevar a própria santidade aos olhos humanos é uma mentira a Deus e tudo aquilo que parece mas não é.

Aos irmãos em geral, aos colegas e amigos, as mentiras reinam para aumentar o ego ou conseguir vantagens, fingir ser alguém ou aumentar fatos para que pareçam maiores e mais impactantes. Deve ser por isso que há tão poucas verdadeiras amizades pois quem nos conhece sabe realmente o que somos e fazemos e que se tornam raras devido ao fechamento do coração. O amor é conhecer, pontos bons e maus, e mesmo assim, amar a pessoa e não o pecado.

Que Deus nos dê a graça de nos libertar da mentira e viver na verdade.

Quem sou

Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *