Quem é o Cristão?

Quem é o Cristão? Aos olhos humanos, nós cristãos somos meros moralistas, defensores de padrões de costumes e apenas nos resumimos a isto, porém São Paulo diz que podemos fazer de tudo, sem amor, de nada vale. Vivemos no mundo, utilizamos as mesmas palavras e linguagem e por isso o amor do mundo aos olhos não cristãos, tem que ser obrigatoriamente similar para se tornar comparável. Mas o amor de Deus não é sequer comparável ao mundo, são totalmente distintos. É por isso que o mundo odeia a Cristo e todos os seus seguidores, um ódio incompreensível e irracional. Não há compatibilidade entre o pensamento daqueles que querem seguir o seu próprio instinto e aqueles que, apesar de terem seus instintos, se rendem por amor para fazer a vontade de Deus. 

Quem é o Cristão - a cruz de Cristo

Ser cristão é um milagre

O maior milagre que Deus pode nos conceder não são curas, bênçãos e coisas materiais, mas sim uma conversão perene. Há muitos esperando a queda de cristãos para poder simplesmente zombar de nossa fraqueza. A conversão diária é um processo de cura e conformação da alma e cada ser humano precisa pedir a Deus qual é o melhor método, dentre todos os que a Igreja oferece para a sua alma. Por exemplo, a vocação ao sacerdócio tem um método de oração que conduz a conversão, a liturgia das horas e as regras de vida que variam de cada movimento eclesial e até mesmo entre os religiosos. Há sempre certeza no caminho dos Santos, o que fazemos é trilhar este caminho com o mesmo objetivo: Amar e servir a Deus.

Quem é o Cristão? Senão aquele que escolhe a seguir o Cristo?   

O leigo, ou seja, a pessoa que não tem vocação religiosa, tem uma certa dificuldade de encontrar este método e é por isso que precisamos constantemente procurar nosso confessor, ou pároco para nos ajudar neste caminho. As orações nunca serão infrutíferas desde que feitas com amor e devoção. Quando digo que o método de oração deve ser ajustado para que Deus consiga converter nossa alma é no sentido de que nós pensamos muitas vezes em criar nosso próprio método, às vezes tão pouco, ou tão pesado.  Como devo orar? Dez minutos ou dez horas? Quantos capítulos meditar? Um ou cinco? Isto quem poderá responder é um padre, confessor, pároco ou diretor espiritual. A Santa Missa é a maior de todas as orações, a Eucaristia, o alimento da alma que fortalece e nos dá a vida eterna. 

O chamado a fazer algo mais

Quando um cristão sente um chamado de fazer algo mais para servir a Deus e sente que aquela oração da Missa precisa ser constante, cotidiana e perene é neste ponto que a oração particular que comentei precisa ser direcionada. Quando várias pessoas encontram o mesmo método se unem, formam-se os movimentos laicais, os grupos de oração, que se reúnem para orar, rezar, meditar na mesma espiritualidade. É por isso que nunca podemos criticar nem hostilizar nenhum movimento de oração, pois Deus chama a cada um de alguma maneira. Muitos desistem da fé porque viveram ou foram colocados em locais incompatíveis com o seu chamado e não houve quem pudesse guiá-los. A recomendação é esta:

Visite os movimentos, um deles brilhará em sua alma.

Youtube

Quem sou eu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *