Existe um termo utilizado na tecnologia, chama-se compatibilidade, quando um componente necessita conectar-se a outro, ambos devem permitir conexões para troca de informações e assim há uma ligação entre eles. Seja compatível com o outro. O ser humano possui dupla compatibilidade, a humana que se conecta com coisas terrenas e a celeste, onde a alma conecta-se ao mundo espiritual, com Deus. Na terra, devido a sua individualidade, mas ao mesmo tempo semelhança com outros seres humanos, formam-se grupos e assim constroem a sociedade. Há grupos bons e maus e no mundo espiritual é igual, a Deus e seu adversário.
A diferença entre humanos e não humanos é que a natureza permanece em seu estado natural até que haja uma interferência externa. Já o ser humano tem a capacidade de alterar tanto o seu externo como o interno. Este processo de alteração de estado interior e exterior na grande maioria dos casos passa pela inteligência e vontade, influenciado ou não, pelo ambiente, existe uma decisão: “Vou fazer!”. Deus é o início e fim de tudo, o alfa e o ômega, por isso, dentro de cada um existe um chamado, uma força, um raciocínio íntimo de buscar alguma coisa que não está na terra, no natural, mas no sobrenatural.
Judeus e Cristãos
Na cultura judaico-cristã, o Deus verdadeiro e único nos mostrou o caminho para alcançar a tão sonhada espiritualidade sobrenatural, não é uma simples religião, é um caminho seguro para o sobrenatural. Em toda a história humana que conhecemos, todos os povos acreditavam em seus deuses e Deus deu a liberdade ao homem de acreditar no que quiser. É interessante que , de Adão a Abraão, o Deus verdadeiro não exigiu, ou pelo menos Adão e seus descendentes, não viram a necessidade de buscar a Deus e a reconciliação naquele instante da queda. Quando multiplicou-se a iniquidade, Deus chamou Noé e num momento mais tarde Abraão.
Quando nosso pai na fé, Abraão, foi chamado por Deus já havia deuses falsos no povo e se há deuses , há oração a estes deuses, pedindo chuva, fertilidade, amor e tudo mais. O homem por si não foi capaz de sustentar a fé no Deus criador e deixou-se influenciar por seus pensamentos que criaram divindades para si. Assim, Deus interveio em favor de sua criação, que permanece até hoje e confirmou-se em Jesus Cristo, seu único filho. Hoje e para sempre aparecerão falsas doutrinas, que podem ser totalmente contrárias ao cristianismo, simpatizantes, distorcidas ou parecidas, que confundirá a muitos, mas a Igreja de Cristo permanecerá.
Cristão sem Igreja
Há quem se diz cristão e não pertence a nenhuma denominação cristã, ou aqueles que afirmam que nada do que foi dito no passado é válido e se apegam a um único versículo e criam sua própria versão da verdade. O homem sempre volta a o pecado original de adão e deve ser por isso que todos padecem e precisam de Jesus Cristo, da Salvação que vem de Deus, do ensinamento do alto, da sua palavra, que entra em conflito com o pecado original. Em vez de permanecermos inertes a sua presença, nós dizemos: “Faça-se em mim a sua vontade”.
Deus quer que sejamos compatíveis com a sua presença, que haja conexão e meios de conexão entre nossa alma e o criador. O Deus que conhece tudo e sustenta o universo e sabe de cada um, se está verdadeiramente buscando a verdade ou seguindo seus próprios desejos. Deus sabe que o ser humano se agrupa principalmente pelas ideias, esta compatibilidade de pensamentos resultará com o tempo em uma família, um povo, um país.
O maior erro do ser humano é criar uma aversão, uma espécie de ódio a Igreja Católica, que impede qualquer um de estudar e querer entender, “O Deus Cristão”, o “Deus dos Católicos”. Existe um erro dos cristãos que é a falta de conhecimento da verdade dos pregadores do evangelho de Cristo. Se o pregador não tem a verdade em si, acaba criando uma outra religião. É o que fizeram os hereges e atualmente as religiões que se denominam cristãs, mas que possuem uma pregação tão estática quanto aos grandes monumentos antigos. O Espírito tenta entrar e aumentar este conhecimento, mas permanece naquilo que conhecem e não buscam a verdade completa.
Com a evolução da humanidade, do sistema jurídico dos legisladores, atualmente pregar a palavra em público pode resultar em processos, danos morais, calúnia e difamação, considera-se a bíblia um livro que propaga o ódio e pode-se ir para a cadeia, caso um juiz assim o quiser. Hoje já existe uma certa conivência dos meios de comunicação em não denunciar as falsas religiões e público e posso afirmar que recebemos orientações de não fazê-lo em público por medo de represálias judiciais.
Não há compatibilidade entre meias verdades, mentiras e a verdade e por isso há sim a necessidade da busca interior da verdade, para saber em qual posição estamos, pois os seres humanos podem constantemente mudar o estado da sua alma. É necessário oração, reflexão diária sobre pensamentos e atos que cometemos e gerar a conversão pela graça de Deus. Não é um processo mágico, onde a transformação total ocorre no instante do encontro com Cristo, mas gradativo, todos os dias, buscando a Deus e a conformação da vontade de Deus em nossa vida.
Um resumo
Existem decisões humanas, que somos livres, qual profissão, onde trabalhar, onde morar, quem dera todas fossem guiadas por Deus através de sinais, que poderíamos identificar facilmente, mas não é tão simples assim. Seja compatível com o outro! Temos que ter a certeza que por mais estranho, torto e esquisito que seja o estado atual da alma, Deus tem poder de nos colocar no caminho certo, não retirando as consequências de nossos atos, mas transformando tudo isso em processo de cura e conversão.